A peça da vez é a estampa xadrez vichy, e trago dicas pra você usar durante todo ano, sem parecer muito caricato das épocas de são João.

Estampa Xadrez Vichy e como usar o ano todo

  Em seu leque de variedades da estampa (Tartan, madras, burberry...), A estampa Xadrez Vichy volta a dar as caras - aquela com quadrados pequenos, com ares retrô que lembra uma toalha de piquenique - .

  Coincidência ou não, mas o São João está chegando e com ele o Xadrez vem á tona. Mas, se você é assim como eu que ama e usa xadrez durante o ano todo ou você que tem um certo receio de usar por achar brega, cafona ou que só se deve usar xadrez no São João mesmo, acompanha aqui o post que vou te mostrar que a estampa Vichy - e qualquer outro tipo de xadrez - de cafona não tem absolutamente nada e que você pode montar vários looks cheio de estilo.

  Convenhamos, o xadrez é extremamente versátil, atemporal e fica lindo em qualquer estilo.


  A estampa Xadrez Vichy - também conhecido como gingham -, originalmente, o xadrez era um tecido listrado importado da índia à Europa, em meados do século XVII quando começaram a produzir o material que ganhou atributo quadriculado, como xadrez.  A padronagem surgiu na cidade francesa de mesmo nome e o desenho surgiu na década de 50 que foi febre nas décadas de 50 e 60 e foi eternizado nos looks de Brigitte Bardot , e tem sido aposta certa nas temporadas de 2018. As cores mais populares da padronagem são as combinações de preto, vermelho ou azul com branco, mas também é possível encontrar amarelo, verde e cor de rosa.

Estampa Xadrez Vichy e como usar o ano todo



 
Considero uma estampa essencial para se ter no armário, já que é o tipo de estampa que dá pra usar tranquilamente no dia a dia como em outras ocasiões mais formais e/ou sofisticadas.

 Delicada e retrô, é perfeita para compor looks românticos e descontraídos. A estampa xadrez vichy se diferencia pelo espaçamento entre as linhas e também as cores, quanto maiores e mais espaçadas mais ousadas, estilosas e chamativas elas são, deixando a peça mais atual. Quanto menor a estampa e o espaçamento, mais sensação de delicadeza é passada com uma cara mais vintage.

  Para embarcar sem medo na tendência, troque o xadrez clássico pela estampa xadrez vichy, que une fundo branco á trama preta, vermelha ou azul, aposte nas blusas e camisarias com combinações de shorts - com a blusa por dentro -, calças de alfaiataria, jeans - destroyde, dando uma modernidade ao look -, com a saia godê - ou a saia lápis - trazendo toda feminilidade e essência dos anos 50, deixa um look bem delicado que combina super com o ambiente de trabalho também.

  Invista também nas sobreposição
, como é o caso do primeiro look abaixo, uma blusa de babados super moderninha, deixando o look bem ousado e ao mesmo tempo elegante misturada a uma jaqueta jeans.

  E se você ainda não se sente completamente segura, que tal amarrar a camisa na cintura? Como é o caso do último look abaixo, moderninho e total conforto.



  E que tal uma calça com a estampa xadrez vichy? É a peça ideal para nos tirar da nossa zona de conforto e deixar o jeans de lado um pouquinho. Se for o seu caso, que trabalha em ambiente mais informal, a Vichy é ótima para transformar aquele look careta de escritório.

Se você não quer arriscar muito, invista na estampa menorzinha por ser mais discreta e nos tons de preto ou azul.




 
Remetendo a esse clima retrô as saias godês e os shorts de cintura alta, trazem toda essa inspiração dos anos 50/60 que tem sido a peça desejo de muita fashionista., principalmente se a saia for no comprimento midi e com a cintura mais alta.

Dica: Sejam elas midi, longas, curtas, rodadas, em A, leves, pesadas, com babados... as saias são perfeitas para dá um up ao look, seja ele com uma pegada mais moderna, combinadas com jaqueta jeans, tênis, mix de estampas, combinações com camisetas mais divertidas e/ou peças masculinas, aos looks mais românticos.



  Para as amantes do estilo retrô e dos looks românticos, a aposta fica por conta dos vestidos mais rodados, sequinhos ou cheio de babados, com a padronagem maior trazendo toda a modernidade, deixando como peça em destaque e compondo apenas com detalhes nas cores de bolsas, sapatos, acessórios.




   Já puderam perceber que tem look e padronagem de estampa xadrez vichy  para todos os estilos e ocasiões, né? Apesar da paleta de cores da estampa ser sempre preto, azul ou o vermelho com branco não é obrigatório, você pode optar também por cores diferentes  e variar a padronagem.

Usem e abusem, pois a estampa Xadrez vichy tá liberado durante o ano todo.