Hoje trago várias dicas para que você conheça os tipos de decotes e seus efeitos, para nos auxiliar a escolher o decote mais adequado ao nosso tipo físico.

Conheça os Tipos de Decotes e seus efeitos

Conheça os Tipos de Decotes e seus efeitos

  Você sabe exatamente o efeito que cada decote tem no nosso corpo? Reuni aqui alguns - dos muitos - tipos de decotes existentes, para nos auxiliar a escolher o decote mais adequado a nosso tipo físico. O mais importante é que possamos conhecer cada vez mais no nosso corpo, nossos pontos fortes e fracos, na hora de montar um produção e valorizar o que queremos valorizar ou esconder.

Decote U - é um decote redondo mais profundo que merece um certo cuidado em relação a sua profundidade. 

  Esse tipo de decote favorece quem tem seios menores. Quem tem seios maiores, deve dosar a profundidade do decote, evitando a impressão de seios ainda maiores, e o modelo ideal são os de alça, que além de dá uma sustentação ainda maior, valoriza o colo. 


Decote redondo -  assim como o decote o U, o decote redondo merece um certo cuido na hora da escolha, já que esse modelo é mais próximo ao pescoço ele favorece quem tem pouco busto, e o decote por ser mais fechado ele pode aumentar a região de mulheres com muito busto.



Decote quadrado -  É o tipo de decote tradicional e discreto. Ideal para quem tem seios maiores - ajudando a disfarçar o volume, nos modelos de quadrado mais profundo -, e ombros largos, principalmente se os modelos forem com alças ou mangas, ajudando a reduzir a sensação de ombros mais largos. 

 Já os decotes mais fechados próximos ao pescoço pode fazer o efeito contrário, dando mais destaque a região dos seios. 

O cuidado fica por conta das com pouco busto ao usar esse tipo de decote, já que eles tendem a formar sobras de tecidos deixando o visual nada bonito.


Decote Transpassado - Esse tipo de decote valoriza muito o corpo feminino - principalmente os seios - independente se você é mais magrinha ou cheinha, com pouco ou muito seio.


Modelo ideal para seios grandes - projetando os seios deixando super valorizado -, ideal também para nós baixinhas, principalmente se esse modelo de decote for em um vestido - mais conhecido como envelope -. Dá aquela alongada no corpo e afina a cintura escondendo aqueles quilinhos indesejáveis. E para as magrinhas, ele cria a ilusão de corpo mais curvilíneo.


Decote Ombro a ombro - Também conhecido como ciganinha, ele é ótimo para quem tem quadris mais avantajados, pois esse tipo de decote ajuda a equilibrar a silhueta já que a atenção vai toda para a região superior - busto, ombros e pescoço -. 

  Esse tipo de decote valoriza todo os tamanhos de seios, é desaconselhado apenas para quem tem o ombro muito largo, e escolher um modelo que não deixe os braços muito marcados.


Frente única -  é aquele modelo que as alças passam por trás do pescoço pra prender o vestido ou a blusa.

  É um modelo super democrático que pode ser usado por qualquer tipo físico e qualquer tipo de seio, principalmente para os seios mais afastados. 

 Porém, é bom ficar atenta ao modelo escolhido já que os ombros e os braços ficam em mais evidência. Se o modelo do decote for muito fechado, quem tem os braços e seios muito volumosos, costas largas, é preciso tomar cuidado ao escolher, já que em alguns modelos tendem a aumentar ainda mais o volume. 


Decote V - É o decote mais conhecido e o mais democrático por valorizar todos os tipos de seios. Ele é ideal para quem tem seios grandes, pois valoriza a região do colo sem aumentar ou diminuir, o único cuidado é com a profundidade do decote V mais profundo para não deixar o look vulgar. E pode ser usado tranquilamente por quem tem os seios menores.

  Esse tipo de decote é uma ótima opção para nós desprovidas de altura, quem está com quilinhos á mais e/ou tem ombros largos, pois suas linhas alongam e afinam a silhueta.

Existem modelos que apresentam os mais diversos tamanhos de decote,por isso escolha exatamente aquele de acordo com o seu tipo de corpo evitando possíveis desconfortos com o decote. 


Decote Assimétrico -  É o decote que aparece em vários formatos mas que apresenta alça em apenas um dos ombros. 

 Uma ótima opção para looks mais elegantes e modernos.  Quem tem ombros largos e aquela barriguinha saliente, podem abusar desse tipo de decote,  pois a linha diagonal disfarça  essa região deixando a silhueta mais equilibrada, harmonizando as proporções dando a sensação de corpo mais sequinho.

Já mulheres com seios grandes devem tomar um certo cuidado e escolher um modelo que ofereça uma sustentação melhor aos seios.


Independente do tipo de decote, vamos usar exatamente aquilo que nos faça sentir bem. Regrinhas de estilo são apenas para nos auxiliar na hora de não errar a mão na composição dos looks e esconder ou valorizar aquilo que desejamos.