Quando se fala em looks de trabalho, na maioria das vezes, imaginamos aqueles looks totalmente neutros, discretos e terninhos sem graça demais. E se você está querendo deixar suas produções de trabalho mais estilosa, o post de hoje é exatamente pra você que quer montar um look de trabalho com muita informação de moda e se sentir linda o dia todo.

Saindo da mesmice nos looks de trabalho

   Muitas empresas, formais e informais, deram uma leve mudança deixando que nós pudéssemos usar uma pitadinha do nosso estilo pessoal nos looks de trabalho. E primeiro de tudo, vale pensar no dress code do seu local de trabalho, se é permitido usar cores mais ousadas, se é permito usar saias, e por ai vai.

  De qualquer forma, vamos adaptar todas as inspirações e informações de acordo com sua necessidade e personalidade acima de tudo.



1.Sendo elegante com looks Monocromático


  Os looks monocromáticos têm sempre um visual elegante, transmite seriedade e maturidade, e para deixar o look com ar mais jovem, bem mais fresh sem aquela carinha séria demais, mas mantendo a sobriedade necessária, aposte em pontos de cor - uma bolsa, um sapato, um lenço, um colar -.

  Mas se você gosta dessa pegada mais classuda mesmo, e quer deixar o look mais interessante, aposte no mix de texturas - um couro com algodão, tecido de moletom com peça de alfaiataria, por exemplo - e se o look monocromático for em cores neutras, a produção é ainda mais elegante, como os tons de cinza, nude, marinho, os tons terrosos.


2.Sendo criativa com Mix de estampas


  Usar estampas pode ser uma ótima maneira de versatilizar os look de trabalho e sair um pouco da seriedade total dos tons neutros. E se você está querendo dá um up á mais, ousar mais nos looks de trabalho, a aposta é fazer aquele mix de estampa maroto que a gente gosta.

Se o seu ambiente de trabalho te permite tamanha ousadia, dá pra usar sim sem problemas peças estampadas, basta apenas dá aquela equilibrada nas modelagens mais discretas, fazer o mix com acessórios de cores neutras para não correr o risco de carregar muito o visual.

Se o seu ambiente de trabalho é mais formal e requer uma certa elegância nos looks, invista nas estampas mais clássicas como listras, poá - Bolinhas - , o xadrez e até o floral - estampa mais marcante -.

Se o ambiente de trabalho for mais casual, a ousadia pode tomar conta, com estampas gráficas, tribais, listras, flores....

Quem não tem muita prática no mix, opte por estampas que tenham a mesma tonalidade - exemplo nos dois looks com estampa de poá - ou se preferir, use uma peça estampada com uma peça lisa.

Alguns exemplos de looks de trabalho com estampas coloridas, discretas e cheia de elegância.


3.Usando a terceira peça

  Todas nós temos uma terceira peça no armário - um blazer, um colete, um casaco, cardigã... - e se olharmos bem, é uma peça essencial e indispensável, quanto mais formal o ambiente de trabalho, mais comum é o uso das três peças: O terninho e Tailleur.

  Então já é quase que instantâneo fazendo essa composição mais formal, mais elegante mesmo em um look totalmente informal. E esse é o poder da terceira peça, deixar o look ainda mais interessante.

  Mas, o que queremos mesmo é sair da mesmice dos looks. E o que pode ser feito é:

  •   Se você gosta muito de usar conjuntinhos, que tal usa-los separadamente com outros tipos de peças e não exatamente com o habitual - juntos - ? É uma ótima opção pra sair da mesmice dos looks de trabalho, e ainda vai ter render mais looks no armário; 
  •   Uma outra opção é investir em Colete - de alfaiataria, courinho, de tecido mais fino e rico -, uma peça essencial que traz muita referência de moda, peça super confortável além de super fresquinha pra usar no verão.
  •   Outro ponto é apostar em cardigã, jaquetinhas, paletó, quimono, casaqueto, são peças que super funcionam, desde que os tecidos escolhidos transmitam essa mensagem mais elegante, de peça mais refinada, mesmo em um look super divertido ou colorido. 

4.Blocos de cor

  Mais conhecido como Color Block ou Color Blocking, nada mais é que a mistura de cores (bloco de cor ) em um mesmo look. Muitas mulheres têm dúvidas e deixam de usar e fazer combinações nos seus looks de trabalho e no dia a dia por medo de errar ou se podem ou não usar no ambiente de trabalho.

  O primeiro passo de tudo antes de seguirmos, é verificar qual o nível de rigor do seu local de trabalho, se o ambiente é totalmente informal - o que te permite ousar bem mais - ou se é um ambiente extremamente tradicional e rigoroso com as vestimentas.

  A mistura de cores - vibrantes ou não - é mais que permitida no look de trabalho, para isso precisamos de bom senso - mesmo em ambiente mais liberais - e equilíbrio na escolha das cores, adicionando uma ou duas peças coloridas, e que ambas fiquem harmônicas entre si.

  Uma maneira de não errar a mão na hora de usar o color block, é combinar peças coloridas com peças de cores neutras, como exemplo da primeira fileira dos looks da imagem, a junção de cores mais vibrantes e fechadas, com peças mais neutras ou de cores mais "calmas" e combinada com peças de cortes mais clássicos, permitindo um look moderno.

  Mesmo que a escolha seja de cores mais fortes, como é o caso do look do azul + roxo, vejam que elas se harmonizam entre si, no mesmo caso dos 2 looks abaixo, da blusa azul marinho e a saia de um laranja super vibrante. Por ter itens complementares - bolsa, sapato e brinco - nas mesmas cores, visualmente não ficou feio e nem tão berrante. Outro exemplo, é o look com 3 cores diferentes, com o blazer laranja, blusa amarela e a calça azul.

  Uma técnica simples que pode te ajudar a escolher suas cores é o uso do Círculo cromático :


  Você pode apostar nos looks monocromáticos - que falei no inicio do post - com qualquer uma das cores;

  Cores complementares: São as cores totalmente opostas no círculo cromático que dão um grande contraste nas suas composições. Ideal para quem quer montar um color block mais chamativo;

  Cores Análogas: São as cores vizinhas no círculo cromático, que se harmonizam entre si - mesmo os tons mais frios e quentes - . Ideal para quem quer uma composição mais discreta e elegante.


  Felizmente existem várias formas de obedecer ao dress code empresarial e ao seu estilo ao mesmo tempo. Uma pitada de estilo nos looks de trabalho sempre vai bem, e nos faz sair um pouco da nossa zona de conforto nas produções.


  Use aquilo que se encaixa ao seu gosto pessoal principalmente.