Sempre fui bastante preconceituosa com listras. Amei assim de longe, sempre. Mas atualmente, ando em uma paixão inexplicável - quem me acompanha no Instagram @blogdecaronanamoda deve ter reparado nisso -.

  Na idade média, as listras eram associadas aos presidiários, depois a estampa listrada passou a ser usada por marinheiros. Tanto que, até hoje, está muito associada á moda Navy.

  Listras são clássicas, e um item essencial em qualquer guarda roupa
, além de que é totalmente atemporal. E bastante polêmicas - hahaha- já que sempre acaba gerando uma certa dúvida quando se fala delas... Engorda ou emagrece? Diminui ou aumenta a silhueta?

  Regras, regras e regras! Sou dessas que adoro quebrar regras, e uso exatamente o que me faz sentir bem. Vamos quebra-las ou usar as dicas caso achemos realmente necessário. Que tal?
 


  Quem acha que não pode usar, está muito enganada viu? As listras podem e deve ser usada por todas nós. Além de oferecer diversos tipos de listras, desde as mais largas até as mais finas, seja na horizontal ou não vertical, elas são fáceis de combinar e tem várias opções de uso.

  As listras horizontais - principalmente as mais largas - elas aumentam a silhueta além de dá a impressão de estatura menor. Para nós baixinhas - eu - é bom ter um certo cuidado ao usar esse tipo de listras, já que elas dão a impressão de estatura menor. 

  No caso das mais altas e magras a interferência é de uma maneira mais positiva, já que dá a impressão de estatura mais curta.


  Porém, nós baixinhas podemos abusar de alguns truques, como por exemplo, usar uma jaqueta - casaco, blazer, etc - para quebrar esse "corte".

  E se tem alguma parte do corpo que você quer destacar, e da aquela equilibrada no look, as listras horizontais são ótimas.

  Não tem muito segredo! Se você tem um quadril mais largo, invista no listrado nas blusas, para ampliar mais os ombros e chamar atenção para essa região, assim também se você tiver o quadril fino e ombros largos, invista nas saias e calças com listras largas para ampliar a região.


  Já as listras mais finas, elas acabam sendo mais neutras no look, nem diminui nem aumenta. 

  E uma das peças que eu acho que vale super apena investir, são as blusas, que são super versáteis e combinam com tudo, como uma calça de alfaiataria, calça jeans, saia midi, uma ótima opção para quem curte um visual mais casual e básico. 

  Além de nos dá a possibilidade de investir em acessórios mais poderosos - como mostrei no canal do blog no youtube - como um maxi colar, um sapato colorido e até mesmo estampado também - por que não ? - .



  Já as listras verticais aparenta deixar o corpo mais longínquo, mais alongado, e ajudam até a disfarçar aquela barriguinha.

  Listras grandes, pequenas, largas ou não, combinam muito bem com tudo. É possível fazer várias composições modernas, chic e descolada, com peças lisas, estampadas, peças coloridas.



Não existe regra que impeça o nosso desejo de usar a estampa. É só levar em conta o bom senso, se olhar no espelho e se sentir bem.