Dentre todos os dilemas existente e inexistente durante a gestação, toda a preocupação em, se alimentar direito, diminuir o ritmo do dia a dia, montar enxoval, escolher o parto, hospital, fazer chá de bebê (ou chá de fraldas). Toda a tensão do nascimento e todo o cuidado no primeiro mês com o bebê ( que não é nada fácil), entre tantas outras coisas, que, quando finalmente tudo começar a entrar nos eixos e voltar a rotina normal, você se depara com seu closet sem nenhuma roupa para sair e/ou ficar em casa durante esse período de amamentação. 

  Sim, eu só foquei nas roupas que iria usar com a barriga só crescendo e crescendo e esqueci do depois. Até porque eu confesso que, não imaginava que eu fosse amamentar (meus seios não cresceram, nem incharam durante toda a gravidez), por isso não se enganem com essa.

  E sim! o período do resguardo você fica praticamente em casa de camisola o tempo todo. O que te ajuda a esquecer que você tem no armário. Então acabei usando algumas regatas, que permitem abaixar a alça, os poucos vestidos que tenho de botões na frente.

 Fora que, não é tão fácil assim encontrar roupas exclusivamente para amamentação. Então, pensando nisso, reuni algumas peças que dá pra usarmos durante a amamentação, que são super práticas e além de tudo, vai deixar pra lá o improviso e todo o charme feminino que vai embora nesse eterno estica e puxa que dá fim ás golas e cavas.

  Selecionei alguns looks que podemos nos ajudar a auxiliar com o que já temos no nosso closet e/ou que precisamos comprar.



Chemisier - É uma das peças que considero mais prática na hora da amamentação, justamente por não ter aquela preocupação de levantar a blusa e deixar a barriga á mostra ou com o outro seio escapulindo do outro lado. Basta abrir 2 ou 3 botões e pronto! 

Camisaria - Assim como a chemisier, a camisaria (ou blusas) é super prática. É uma boa opção para as mamães que preferem sair de legging, short ou calça, até porque na hora da amamentação, cruzar as pernas não é tão confortável.

Macaquinho - Para muitas pode ser uma peça nem tão indicada ou pouco confortável, mas, levando para a experiência que tive com peças de alças, é que ela pode ser sim prática se a alça for fácil de tirar pelo braço. A única parte "incômoda" é que tem que abaixar a alça. Tem macaquinhos também que tem botões na frente, o que já é outra opção caso não curta muito a ideia de ter que abaixar a alça e tirar para amamentar.

Vestidos -  A peça mais escolhida entre as mamães. Além de nos deixar linda, os vestidos são uma mão na roda na hora da amamentação. Os modelos com botões, os super decotados ( o que possibilitar puxar de lado e amamentar) e os modelos Cache-Coer (modelo transpassado) é o modelo mais prático e super indicado na hora da amamentação.



Em nome da praticidade, vale a pena evitar certo tipos de roupas que possa te deixar desconfortável, limitar movimentos, machucar o bebê além de evitar pequenos acidentes cotidianos.  

Confira algumas peças:  

Vestidos com fecho nas costas: Vestidos e blusas que fecham na parte de trás, seja com zíperes, botões - podem dificultar na hora de amamentar.

Roupas brancas: O leite vai escorrer, o bebê vai golfar e sim, você pode correr o risco de ser batizada por uma fralda que vaza. (triste realidade haha). Se não quiser evidenciar tais acidentes, fuja (por enquanto) das roupas brancas. 

Roupas muito apertadas: vai comprometer sua mobilidade e isso não é bom. 

Blusas e vestidos tomara-que-caia: Vendo assim pode até parecer prático na hora de amamentar, mas, não corra o risco de ter que ficar com as peitolas de fora, afinal, é comum que os bebês segurem e puxem nossas roupas. 

Tecidos ásperos e/ou com bordados e aplicações: Tecidos muito grossos, ásperos e com aplicações podem acabar irritando e causando alergia na pele dos bebês, que são super sensível. ( a minha valentina ficou com irritação no rosto por a alça da minha blusa ser de renda).

  É bom dá uma olhada no closet e ver as peças que podem ser prático para suas necessidades, o que você vai se sentir confortável, seja para ficar em casa ou quando precisar sair. Já que o nosso guarda roupa não precisa mudar completamente depois que nos tornamos mãe. Invista somente em peças que tornam as situações mais práticas.