Se tem uma coisa que adoro, é quando encontro novos talentos de moda aqui em Natal, e o Yago já conheço há um tempinho atrás. Em Setembro, aconteceu aqui em Natal o ArteModa Potiguar, que o objetivo era justamente ir em busca de novos talentos potiguares. Entre tantos inscritos no concurso, o Yago ficou na seleção dos 6 participantes. E não é porque eu já o conheça, mas posso dizer que foi o desfile que mais gostei.



    Yago Oliveira, formado em estilismo pelo Senai, teve como referência as casinhas populares que começaram a ser construídas no sertão do estado e que se estenderam até a capital, e ainda hoje podemos observar esse tipo de arquitetura em algumas partes da cidade, são casas que tem influência do ArtDecor que chegou no sertão na década de 20 através dos correios, muros de taipa pintada de cal colorida, porta e janela de madeira e a platibandas que esconde as telhas.

Elas podem ser coloridas como a festa de reis ou podem ser brancas e simples como noivas puritanas.



  A coleção chama-se Lírica Geométrica, com peças influenciadas pela construção e desconstrução dessas casas e das formas geométricas que as compõem (quadrados, círculos, triângulos, losangos) e que aparecem em formas de recortes e assimetrias na coleção.

O contraste de peças estruturadas com outros mais leves, que fazem simbologia a delicadeza e a forma de construção dessas casas, traduzida de uma forma vanguardista e particular fugindo de clichês e amarras que compõem a tradução do sertão do Rio Grande do Norte, com um olhar para esses homens que desenvolveram esse estilo visual numa região tão pobre nos fazendo ver que há muitos níveis insondados, muitos estágios misteriosos nas relações entre as massas e o que se convencionou a chamar de modernidade. (Release da coleção)