A cada estação, uma peça que é deixada de lado volta com força em mais uma temporada ou em mais uma estação, e a peça da vez são os coletes, aquele velho conhecido que já vem das guerras da antiga Roma, só que de forma mais estruturada e toda em ferro para proteger o corpo durante as batalhas.

  De 1660 á 1800, a peça era obrigatória entre os nobres da corte na Inglaterra, sempre luxuosas com tecidos brilhantes e vários bordados, só no inicio do século XIX que a peça se tornou mais simples, tecidos mais sóbrios mais leves, e só no final do século que as mulheres começaram a aderir em seus looks, o colete.



  Com o passar dos anos mulheres, e homens também, foram modificando o tradicional colete de alfaiataria, por outros tecidos, outros tipos de modelagens, aplicações e estampas. Como foi o caso dos anos 70, os coletes eram de tecidos mais rústicos, estampas, bordados a mão e muitas franjas.

  O difícil (ou fácil) da vez é escolher qual estilo e modelagem, já que é uma peça que mudou tanto com o passar dos anos, que tem modelagem e estilo pra todas.



  É uma peça que eu curto bastante, deve ser pelo costume de sempre colocar uma terceira pela em um look. 

 Já desfiz várias jaquetas e transformei em coletes. Posso dizer que, os coletes assim como os cardigãns, funcionam mais para dar charme ao look e cumprem muito bem o seu papel.




  Em relação a tamanhos, vai muito da proposta do look que irá ser montado, do seu tipo físico, do estilo que você quer passar, então vai de gosto pessoal mesmo. A parte boa é que essa peça pode ser usada com tudo.

Os look escolhidos na postagem foi justamente looks onde quis mostrar o colete como foco principal.