Eu sempre que faço post com dicas de moda ou algo que esta se usando muito, eu sempre toco sempre na tecla do bom senso na hora de se vestir, adequar a peça ao seu estilo e corpo. E hoje quero compartilhar com vocês 10 dicas valiosas que a Débora da @Poemiloja, deu para fazer aquela compra consciente, principalmente agora o período de festas de final de ano, onde todas correm loucas para adquirir aquele look para o natal e ano novo, vamos as dicas para não bater o arrependimento.
  • A primeira delas é: compre com antecedência. Começar as compras antes de todo mundo vai permitir que você resolva tudo mais calmamente, sem lojas cheias, produtos muito “escolhidos” e vendedores estressados.
  • Seja simpática. Nada mais decepcionante do que atender alguém que já parece não gostar de nada! Por mais que você pense que o trabalho das vendedoras é atender bem, um cliente mal humorado leva nossa motivação de 10 a 0 em poucos segundos, é mais rápido que acelerar uma Ferrari! Cumprimentar e sorrir não custam nada e ainda garantem o melhor atendimento do mundo.
  • Mantenha o foco e a mente aberta. Olhando assim pode parecer um paradoxo, mas se você sai para comprar precisa ter alguma ideia do que deseja (acredite, algumas pessoas não tem). Sair de loja em loja pedindo que as vendedoras te mostrem qualquer coisa é contraproducente e como todas as lojas estão com estoques altos nessa época do ano, não ter nenhuma idéia do que quer pode fazer vocês duas passarem horas olhando coisas que não interessam. Por outro lado, querer coisas muito especificas pode fazer você rodar quilômetros por uma peça que só existe na sua cabeça. Uma boa dica é segmentar a busca por uso e ocasião, por exemplo: um vestido que possa sair pra jantar a noite e ir a um casamento pela manhã.
  • Esteja disposta a procurar, você mesma, peças que sejam do seu gosto. Só depois de ter uma idéia do seu estilo é que a vendedora vai poder realmente te ajudar, afinal ela conhece o estoque da loja, mas o seu gosto pessoal quem conhece é você.
  • Não se prenda ao tamanho impresso nas etiquetas. A questão dos tamanhos dos artigos de vestuário no Brasil é arbitrária, uma escolha do fabricante. Na prática, não há nenhuma norma técnica ou regulamentação que determine qual tabela de medidas deve ser obedecida, cada confeccionista possui uma grade de tamanho especifica e há inclusive variações entre os diferentes modelos de um mesmo fabricante.


  • Corra já pro provador! Roupa a gente só sabe se serve vestindo. É muito mais do que uma questão de tamanho, mas também de modelagem, caimento, linhas e outras “n” variáveis que só o seu corpo, o espelho e uma ótima vendedora vão poder dizer.
  • Antes de sair para comprar, planeje. Faça um orçamento ou plano de contas determinando por faixas de preço o quanto pretende gastar com cada coisa e qual a melhor forma de pagamento. Mantenha-se fiel ao planejamento. Se a sua lista de presentes é para itens de até R$ 30,00, seja criativa e não perca tempo olhando vestidos. Peça ajuda a vendedora informando a faixa de preço pretendida e deixe que ela apresente opções, ela conhece o estoque e é a melhor pessoa para indicar produtos que realmente caibam no seu orçamento.
  • Fique atenta aos seus pertences. Nada de deixar bolsa e celular soltos em cima do balcão! Nessa época do ano o movimento nas lojas é intenso e o entra e sai de pessoas estranhas é muito grande, ladrões adoram isso e aproveitam qualquer descuido.
  • Prefira comprar fora dos horários de pico. O começo e meio da manhã, meio da tarde ou finalzinho do expediente em shoppings são mais tranqüilos e as vendedoras estão mais disponíveis para um atendimento especial.
  • Quer fugir dos tumultos e filas? Fuja dos lugares comuns. Conheça lojinhas do bairro e shoppings menos movimentados. Nesses lugares é possível achar tesouros só porque mais ninguém viu. E há muitas lojinhas especiais escondidas esperando um cliente como você para agradar.

Dicas anotadas?? Como a Débora descreveu, vamos ao consumo mais consciente, coerente, responsável e feliz!


Beijos
@LuanaMester_