Ontem fechei uma parceria com um moço muito simpático, o fotógrafo Vilmar Costa e claro, eu não poderia deixar de compartilhar essa noticia ótima com vocês (sim porque vem coisa boa por ai). Ao terminar a reunião fui conhecer o seu local de trabalho, o seu estúdio super organizado cada coisa em seu devido lugar e claro que o que mais me chamou atenção foi sua parede com alguns de seus trabalhos e principalmente as fotos inspirada no faroeste.
Fotos: Luana Mester
Mas hoje quero que vocês conheçam um pouco dele sobre a sua paixão por fotografias e seu olhar por belas imagens, onde fiz uma mini entrevista com apenas 6 perguntas.
Foto: Acervo Pessoal
"Vilmar Costa, fotógrafo profissional formado pelo Instituto de Fotografia de Nova Iorque, com especialização em técnicas de iluminação em estúdio. Suas especialidades: Books, publicidade, moda e arquitetura. Após 16 anos nos Estados Unidos, Vilmar Costa retorna a sua terra natal para expressar seus conhecimentos adquiridos no exterior." (Biografia)

DCM: Quando surgiu a sua paixão pela fotografia?
Vilmar: Desde os 18 anos de idade.
DCM: Sei que você é formado pelo Instituto de Fotografia de Nova Iorque e algumas especializações, pode compartilhar como foi essa experiência de estudar fora?
Vilmar: A experiência de poder estudar e fotografar fora do país foi maravilhoso. Conheci toda a Europa e uma parte da África também, muito gratificante tudo isso.
Foto: Acervo Pessoal
DCM: Você lembra do seu primeiro trabalho como fotográfo? Qual foi e como foi a experiência?
Vilmar: Meu primeiro trabalho como fotógrafo foi a 17 anos atrás, quando eu morava em Nova Iorque. Fiz um trabalho de moda como assistente de fotógrafo, desde esse dia eu já sabia que era isso o que eu queria fazer. Tinha uma produção enorme, fiquei encantado mesmo com a profissão.
DCM: Você já viajou e fotografou em muitos lugares, mas teve algum lugar tanto aqui no Brasil como no exterior que te marcou mais?
Vilmar: Eu morei 7 anos na Europa e 16 anos no Estados Unidos, e um dos lugares onde mais gostei de fotografar foi a cidade de São Francisco, com belas paisagens e pessoas com estilos bem diferenciados.
Foto: Acervo Pessoal
DCM: Existe alum trabalho fotográfico em especial que você tenha feito e que se mais identificou?
Vilmar: O trabalho que mais me identifiquei foi em São Francisco, fiz uma reportagem completa sobre mendigos que lá viveram, cerca de 15mil. Pude conhecer de perto essas pessoas e fazer lindas fotos para um jornal, o The San Francisco Cronicle.
Foto: Acervo Pessoal
DCM: Será que existe segredo para um bom click?
Vilmar: Acho que a grande sacada não está no equipamento em si, está na percepção do fotógrafo, ou você tem ou você não tem. É claro que um bom equipamento é importantíssimo para facilitar mais um pouco a vida, mas um bom equipamento não garante um bom click. 
Foto: Acervo pessoal / Publicidade Vanilla Caffé
Foto: Acervo Pessoal / Revista Formas
Fotos: Acervo Pessoal / Catálogo Lady Pink
Foto: Acervo Pessoal / Book: DJ Fam Matos, DJ Pri Oliveira e DJ Narjara
Fotos: Acervo Pessoal / Evento Miss Mundo RN
DCM: Sei que ainda tenho muitas perguntas, mas para a entrevista não ficar tão grande você poderia deixar um recado, uma dica ou até mesmo uma sugestão de livro para as leitoras que estão começando  a comprar câmeras melhoras e se encantando pelo mundo da fotografia?
Vilmar: A dica que posso deixar é a seguinte, conheça o equipamento a fundo antes de começar a usá-lo. Não existe regra geral para uma boa foto, é tudo uma questão da criatividade de cada um, você pode clicar contra o sol, com o sol ao lado ou posicionado onde quer que esteja, desde que você seja criativo, a foto ficará perfeita. Outra dica seria, não tente fazer as suas fotos baseadas em técnicas de outros fotógrafos, crie a sua própria técnica e assim você poderá mostrar a sua capacidade de criação.
Fotos em destaque na revista Formas

Vilmar Costa - Fotógrafo Profissional
Rua Araxá, 5034 - Conj. Pirangi Neópolis / Natal-RN
Telefone: 3207.2880 / 8889.6619 / 9931.8522
www.vilmarcosta.com.br

Já perceberam que ele manda super bem... Então fica aqui a dica meninas e aguardem novidades.

Beijos
@LuanaMester_