Rica e atemporal, a moda étnica anda especialmente em alta em tempos de globalização.  Estampas africanas, modelagens japonesas ou chinesas, um toque da Índia e outra das Árabias, e o guarda-roupa está pronto para encarar a nova ordem mundial - e o calor dos trópicos.


Deve-se apenas cuidar para não exagerar na mão e não deixar o look com cara de fantasia. Um caminho seguro é escolher peças que sejam releituras de clássicos, como os quimonos japoneses e as batas indianas. Muitas grifes apostam nas estampas ou na modelagem dessas peças consagradas, só que criam versões atualizadas, em vez de simplesmente reproduzi-las. Outra dica é não misturar muitas etnias em uma mesma produção.


 Já no caso das peças originais, garimpadas em viagens pelo mundo, o segredo é misturá-las ao básicos do guarda-roupa. Os impactantes e exuberantes acessórios étnicos  - Pulseiras indianas, palitinhos japoneses para prender no cabelo e colares indígenas feitos de sementes - também serve para "levantar" qualquer produção mais básica, como os visuais cáquis, os brancos, o preto total e ainda o bom e velho jeans com camiseta.
E vocês curtem essa moda étnica?