Pantone 2023

     A cor do ano de 2023 da Pantone foi revelada (ontem, 1º de Dezembro) como Viva Magenta 18-1750. "Um tom vermelho carmim matizado que apresenta um equilíbrio entre quente e frio. Um tom não convencional para um tempo não convencional" segundo a Pantone em seu instagram.

Pantone 2023



  Viva magenta, é um tom com raízes na natureza, vibrando energia e vigor. Corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, poderosa e emponderada, mesclando riqueza, calor, força das matérias naturais, que confortavelmente se estende entre o físico e o virtual.

  Além do mais, foi criado o "The Magentaverse", um projeto imerso que incorpora as características vibrantes do Viva Magenta e examina suas conexões entre natureza e tecnologia. Uma experiência que explora a relação entre as novas tecnologias e a criatividade humana.


 Quatro paletas e suas combinações


  A Pantone sugeriu quatro paletas, ideais para combinar com o Viva Magenta.
A primeira paleta, intitulada como Equilibrium, aposta em tons quentes desde o laranja puxado pro vermelho com toque de rosa, até o tom cinzento.
Segunda paleta intitulada como Resonance, mistura diferentes temperaturas, trazendo um contraponto brilhante do Viva Magenta entre os tons do Pink Taupe e os tons profundos do Polar Blue.

  A terceira paleta, intitulada como Family Ties, coloca o Viva Magenta em uma gama cromática de nuances semelhantes aos tons rosado, trazendo harmonia do tom sobre tom e a inclusão do marrom.
  E fechando as propostas de composição de cores, a quarta paleta intitulada como Ignite, uma seleção de tons pastéis que "iluminam" o tom mais brilhante de Viva Magenta. Inicia com o toque de rosa e termina com o toque de azul, pontuado por cores neutras Pale Khaki e Field of Rye.