Ah, Veludo seu lindo! Que vai e volta e que veio para ficar! 

  Sim, o veludo está de volta! Para alegria de uns - eu - e tristeza de outros. Se você minha amiga, que já vem ouvindo e vendo várias e várias vitrines com peças e acessórios de veludo, vamos lá tirar aquela pecinha que esta guardada e montar várias produções modernas e estilosas, pois o veludo vem ai, trazendo um ar retrô, lindo e elegante, com aquele toque de sofisticação no look.
   
Vamos as dicas e sugestões de como usar - independente da época do ano - para não gastar seu rico dinheirinho em uma peça de veludo e depois deixa-la esquecida no guarda-roupas.


    O Veludo foi super usado na idade média e foi tendência nas décadas de 70 e 80 - tendo seu auge nos anos 90 -, e vira e mexe vem aparecendo, assim como nos últimos desfiles, o veludo, principalmente o de efeito molhando vem com força total neste inverno de 2017.

    Aqui em Natal o inverno não é tão rigoroso como em outros Estados - chove aqui e ali, as vezes muito, as vezes (na maioria das vezes ) pouco - e o veludo por ser um tecido muito usado no inverno - por ser mais pesado e quentinho - já temos na nossa cabeça a ideia de que o veludo deve ser sempre aquela peça enorme e pesada para enfrentar os dias de frio, e por não termos um frio tão intenso, acabamos deixando passar/usar determinada peça por medo de passar calor. 

    É ai que entra o poder da adaptação das tendências de inverno nas nossas produções de looks não tão invernais, já que o veludo é um material super democrático que pode ser combinado com vários tipos de peças e texturas, e vem em duas versões, a clássica e mais opaca, perfeito para calças, blazers e conjuntos mais invernais, e a versão mais glamorosa, o veludo molhado, que tem um brilho levemente acetinado e o caimento mais solto.


   Vale salientar que o veludo molhado é o que está mais em alta e que foi super adorado nos anos 90 - e como lembro da minha blusa de veludo na cor vinho com golinha alta. Uma lindeza! - e por ele ter essa aparência bem brilhante não se engane que o tecido é pra ser usado somente a noite. 

  Ao contrário do que muitos pensam, o veludo pode sim ser usado durante o dia, o truque é juntar a peça de veludo molhado com outras peças mais casuais fazendo o hi-low, como por exemplo, a calça jeans, camisetas e até mesmo trocando o salto pelo tênis, deixando o look completamente leve, confortável e despojado. 

  Essa mistura de texturas deixa o look ainda mais interessante, já que o veludo ressalta brilho e a cor deixando a peça em bastante evidência.


  E exatamente por deixar a peça em evidência, que devemos ter um certo cuidado na hora de escolher a peça de veludo molhado, devido ao seu efeito brilhoso, a peça por si só já vai chamar bastante atenção e ser for usada em uma região do seu corpo que você está querendo disfarçar,então é uma boa dá aquela analisada aonde iremos usar o veludo - seja na parte de cima ou na parte de baixo - e evitar o uso nessas regiões em que você não se sente tão confortável.

  Uma outra dica para usarmos o veludo nesse nosso clima de verão praticamente o ano todo, é apostar nas peças mais soltinhas, deixando o tecido ter um bom caimento. Evitar um pouco as peças coladas demais ao corpo - ninguém que se sentir desconfortável no calor - já que o nosso inverno não é tão severo assim.

  Aposte em vestidos com comprimento midi, soltinhos e com fendas laterais. Saias, shorts, jardineiras, também são ótimas opções. O legal das peças em veludo é a versatilidade que elas proporcionam, podendo ser usadas em qualquer ocasião, podendo montar uma produção chique, despojada, elegante e moderna.


  Em relação as cores, sabemos que o preto e o vinho são as cores mais tradicionais do veludo, e para uma produção mais leve nos dias de calor, os tons de rosa clarinho, nude e verde, acabam combinando um pouco mais com o calor.

Como usar:

Calça: Se você tem uma calça de veludo e quer montar uma produção pra uma reunião, a combinação com uma camisaria mais fina e um sapato elegante, já forma uma produção perfeita para esse tipo de ocasião. Uma produção mais despojada, invista em camisetas, camisa jeans, se for em um ambiente ou cidade mais fria, vale investir em suéter ou moletom.

Uma ótima opção para o dia a dia são as calças cotelê.

Saias: As saias aveludas são super românticas e aparecem nos mais diversos modelos: godê, Midi, Lápis... que podem ser usadas em versões justas, longas ou curtas, com veludo molhado ou de trama lisa.

  Para uma produção dia a dia, a dica é combinar a peça com blusas mais leves como algodão, e evitar exagerar nos acessórios, já que o veludo é chamativo por si só. Em relação as cores das saias, as cores mais sóbrias são ideais, elas são menos chamativas e contrastam menos com outros tipos de materiais. Seja ela saia lápis, rodada ou longa, você pode combina-las com camisetas, cropped e blusinhas, vale também colocar um salto alto pra dar aquela valorizada no look - tênis são super bem vindo também -

Para uma produção noturna, que tal investir em uma saia de veludo dramática na cor vinho e com fenda?  

Blazer: É o tipo de peça super versátil que pode ser aproveitada em diversas ocasiões, desde as mais chic as mais casuais, deixando qualquer look poderoso com essa pegada dramática do veludo. 

  Qualquer look básico é transformado quando incluímos uma única peça alvo de toda atenção, e nesse caso as sobreposições com o veludo.

Vestidos: Destaque especial para um modelito que caiu no gosto da mulherada: o vestido camisola na versão em veludo

  Com alças finas, modelagem mais soltas, com detalhes em renda no decote ou na barra, trazendo toda ousadia e aquele toque sexy - sem ser vulgar - ao look, ainda mais ser for combinado com acessórios e sandálias poderosas. Para quebrar um pouco a sensualidade e deixa-lo mais despojado, invista em blusas por baixo, cardigãs ou casaquinhos.

  Se tratando do comprimento, o midi e modelos com fendas vem caindo em gosto. E para uma produção despojada e descontraída, invista em tênis, mules, chinelos slide

Blusas: Um modelinho que estou amando e desejando uma, são as camisetas aveludadas em tons de rosa clarinho. Acho lindo demais para uma produção casual, assim também como as regatas de alcinha fina fazendo um mix de texturas e dando contrastes bem interessantes e moderninho. 


  Já percebemos que o veludo vem em todo o tipo de peça: blusas, vestidos, calças, saias, shorts, camisas, e se você não estiver muito confiante ou afim de se jogar nessa tendência, dá para experimentar algo mais discreto como os acessórios: uma bolsa, um sapato, uma choker de veludo, por exemplo.


Tipos de veludo 


  • Molhado - Com textura irregular e brilho acetinado.
  • Alemão - Liso e com brilho intenso, é um dos melhores para vestidos e saias em peças mais apropriadas para usar a noite.
  • Cotelê - Esse é um dos mais conhecidos, e são ideais para calças.
  • Cristal - Assim como o veludo alemão, ele também tem uma textura lisa e com brilho. O diferencial dele é mais molinho, mais leve e com melhor caimento. Ideal para peças que exigem um caimento perfeito.
  • Devore - Tem uma textura mais pesada, com desenhos em relevo. Normalmente é usado em casacos, mas podemos encontrar vestidos e blusas também.

Viu que dá pra usar o veludo em vários tipos de peças e ocasiões? Se você ama veludo e esta querendo usar nas suas produções, use e abuse, adeque as peças, o tecido ao seu estilo e necessidades.