Já ouviram falar em leite vegetal? Quem me acompanha no instagram (@blogdecaronanamoda) viu que recentemente postei uma foto mostrando o leite de aveia que fiz. Como muitas pediram a receita, resolvi fazer o post ensinando e falando um pouco sobre o leite.


  Poucos sabem, mas minha filha desde os 10 meses começou a rejeitar qualquer tipo de carne, não come frango e depois de 1 ano começou a rejeitar o ovo também, e vem mostrando que de fato quer viver nesse mundo vegan. Eu, desde a gravidez estava em transição pra esse mundo, diminuir e parar de vez a consumir carne. Já o leite de vaca era algo que de fato eu não conseguia largar.

  Valentina mamou exclusivamente até os 6 meses e mama até hoje - bastante - com 1 ano e 6 meses. Desde que ela começou a comer comida mesmo, sempre rola aqui e ali receitinhas de bolo, mingau de aveia, panquecas... Só que cada vez mais a procedência dos leites não estão mais tão confiáveis e querendo descartar de vez o uso de alimentos com origem animal, comecei a pesquisar sobre os leites vegetais e fazer essa transição aqui em casa.

  Como amamos aveia, resolvi iniciar por ele que é super fácil de fazer e bem mais barato. Pode ser consumido diariamente e é um ótimo substituto do leite de vaca na preparação de receitas e vitaminas. Rico em fibras que ajudam o organismo a eliminar gorduras que podem bloquear artérias - uma ótima opção para quem quer diminuir o colesterol -, melhora a flora intestinal e equilibra os níveis de açúcar no sangue. Também é rico em vitaminas e minerais. 

Vamos aprender a fazer?


Ingredientes:

  • 3 Xícaras de chá de Aveia em Flocos Grossa (sem glúten caso tenha alergia) 
  • 4 Xícaras de chá de Água (Natural) 
Preparo:

  •  Em uma garrafa de vidro coloque a água e a aveia, deixe de molho por uma noite. 
  • No dia seguinte, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata, por aproximadamente 5 minutos. - Como a aveia solta bastante amido, ela fica um tanto quanto gosmenta, então eu acabei adicionando mais um copo de água pra deixar o leite um pouco mais fino -. 
  • Coe a mistura com um pano super fino - pode ser com um pano de prato limpo - ou se você tiver uma peneira em casa bem fininha, e leve á geladeira.
  Em algumas receitas se coloca essência de baunilha e açúcar (orgânico de preferência) mas isso é opcional, caso não curta muito o sabor. 


  Dependendo da maneira como foi coado, pode haver uma concentração de aveia no fundo do recipiente. É só misturar, sem problemas. 

Rende 1 litro e dura até 3 dias na geladeira.