Versáteis, sensuais e elegantes, a saia lápis se caracteriza pela modelagem ajustada ao corpo com corte reto da cintura até a altura do joelho - variando um pouco abaixo ou acima do joelho -.

  A peça teve origem na década de 40 na segunda guerra mundial no período da guerra fria, a moda passava por momentos difíceis com os preços abusivos dos tecidos, e a saia lápis foi uma saída econômica para agregar sofisticação aos looks de trabalho na época.




  
É o tipo de peça que tem que ter no armário, mas que ainda existe um certo preconceito por parecer careta demais, "roupa de evangélica" ou por ser uma peça apenas de trabalho.

  Mas não se enganem, a saia lápis é uma peça super versátil que se encaixa em composições que vão do look de trabalho a looks descontraídos para usar no final de semana. Ela pode parecer ser bem complicada de usar, mas não é! Vale ficar atenta na modelagem, na composição do tecido, principalmente se a ocasião condiz com a sua proposta de look, e se a saia lápis favorece ou não o seu biotipo. 


1. Saia Lápis com Camiseta



2. Saia Lápis com Camisaria


3. Saia Lápis com Blusas delicadas 


  Por ser uma peça justa, uma boa opção para dá uma equilibrada no look é investir na parte superior mais larguinha. 

Para nós baixinha, que quer o efeito visual de silhueta alongada, aposta na saia lápis que fique exatamente em cima dos joelhos deixando essa boa parte de pele á mostra e sapatos de tonalidade nude, já ajuda a deixar o visual mais alongado. 

As mais altas podem usar e abusar de todos os modelos, mas caso queira aparentar um pouco mais baixa, aposte nas saias lápis de comprimento midi e a blusa de modo que ela fique ensacada, o que irá dá a ilusão de estatura mais curta. 

Muitas tem medo de usar por ter o quadril largo ou achar que por ser Plus Size, não pode usar ou fica feio. Pode sim, e deve usar! Pela saia ser justa ao corpo, ela deixa em bastante evidência o quadril, a dica é investir em saias de cores mais escuras, e caso queira usar uma saia estampada, dê preferência as estampas menores e com fundo escuro, e tecidos que tenha mais elastano, que seja mais maleável e não se torne desconfortável. 

Já para quem tem o quadril menor, a dica é o inverso: Invista em cores claras e estampas maiores ou chamativas, pois criam o efeito de aumentar essa região. 


4. Saia Lápis Estampada 



5. Saia Lápis Listrada 


6. Saia Lápis lisa 



7. Saia Lápis Jeans 




  A saia já tem todo um "Q" de sensual, vocês já puderam perceber. E a versatilidade dessa peça é enorme, tudo apenas irá depender da ocasião a ser usada a peça. Dá pra montar mil e um look de várias maneiras e estilo: Looks casuais com camisetas e tênis e aquela pegada esportiva; Looks mais formais com blazer ou casaqueto mais estruturados e com poucos acessórios; Looks mais sofisticados ficando por contado do mix de textura (couro, camurça), sandálias mais delicadas. 

Opções não faltam. Então vamos tirar a saia lápis ali guardada no fundo do armário ou quem sabe usar ela em várias outras ocasiões sem ser somente á trabalho?