Vira e mexe a estampa Paisley fica em foco, e ela é bem mais antiga do que se possa imaginar. A estampa que é bem característica dos anos 70, que víamos bastante nas bandanas e lenços da vida, - Rs – surgiu no século XVII, estampada em lenços e xales da região da Caxemira, onde exploradores britânicos da companhia britânica das índias orientais, que comercializavam especiarias, acabaram levando para a Europa - a estampa que até então era chamada de Cashmere - onde não obtiveram muito sucesso, já que os custos com a importação não compensava. No princípio, a estampa significava sofisticação e era usada pela aristocracia britânica.




   Em uma cidade da Escócia, chamada Paisley, que a estampa foi fielmente reproduzida, o que deixou os custos mais baixos. Estampa essa, que seus desenhos são em forma de gota, folhas com as pontas arredondadas, entrelaçadas a formas florais, que lembram os desenhos feitos com henna pelos indianos.


  A bandana com estampa Paisley, começou a aparecer no final dos anos 70, na época o movimento hippie e da contracultura, se apropria de fato da estampa e a populariza, subvertendo o seu uso, já que épocas atrás era dita como peça sofisticada, usada por poucos.

  Clássico do anos 90, considerado acessório dos "descolados" com um toque de rebeldia, inspirada pelo seu uso por gangues norte americanas, a bandana com a estampa paisley, foi absorvida pela cultura vintage, assim também, como é usada em grupos específicos: punks, motoqueiros, roqueiros e rappers.


O jeito mais bombado de usar, sempre foi amarrado no pescoço ou no cabelo com um nozinho fazendo um laço - bem característicos das pin ups - assim como a cor, o vermelho clássico e marcante. Mas, o acessório é tão atemporal e despretensioso, que usado de qualquer cor e maneira é válido.


  A popularização da estampa é tão grande, que agora encontramos a estampa da estampa. Mas como assim? Pois é! Está ficando cada vez mais fácil encontrar peças de roupas e até acessórios que as estampas são fabricadas na padronagem da estampa de bandana, com direito ao formato quadrado e tudo que a bandana tem.


  Devemos admitir que é uma estampa bastante forte e chamativa, e em qualquer look básico, uma simples bandana em formato de "acessórios" já dá toda uma diferença. Sempre fui completamente apaixonada por esse print, tanto que tenho a minha bandana já alguns longos anos. 

  Uso apenas como acessório de cabelo e vez ou outra arrisco no pescoço. Nas roupas, ainda não encontrei um print legal pra chamar de meu.